BLOG DO ADAIL

Conhecer a Deus é fundamento eterno de bem-aventurança - glória eterna. Não o conhecer é eterna perdição. Deste modo, o conhecimento de Deus é tudo: vivifica a alma, purifica o coração, tranquiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica o caráter e a conduta. - Irmão Adail

"Ah, se pudéssemos ter mais fé num Salvador amoroso e vivo, e se pudéssemos abrir nossos corações o suficiente para receber mais do seu amor eterno, consumidor, constrangedor, penetrante; ah, se abríssemos nosos ouvidos para ouvir a doce voz do Noivo quando Ele sussura para nossas almas: "Levanta-te, meu amor, minha querida, venha, deixa as ilusões deste dia transitório. Ah, se sua voz arrebatadora pudesse alcançar nossos corações endurecidos para que tivéssemos sede e clamássemos por um relacionamento mais íntimo com o Salvador crucificado". - Pr. John Harper, que afundou com o TITANIC em 15.04.1912.

ATENÇÃO: O assento do escarnecedor pode ser muito elevado socialmente, todavia fica muito perto da porta do inferno, e logo ficará vazio.

"...prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12). Como os crentes em Jesus podem viver com as malas prontas e prontos para partir? Não há mistério a este respeito; o bom senso nos deve indicar como fazê-lo. Estejamos inteiramente dedicados ao serviço de Cristo, todos os dias. Não vamos tocar no pecado com vara curta. Acertemos as contas com Deus. Vamos pensar em cada hora como uma dádiva de Deus para nós, para tirar dela o melhor proveito. Planejemos nossa vida, levando em conta setenta anos (Sl 90.10), entendendo que se o nosso tempo for menor do que esse prazo, isso não será uma privação injusta, mas uma promoção mais rápida. Vivamos no tempo presente; gozemos com alegria dos seus prazeres e abramos caminhos através de suas dores, contando com a companhia de Deus, sabendo que tanto os prazeres quanto as dores são passos na viagem para casa. Abramos toda a nossa vida para o Senhor e gastemos tempo conscientemente na companhia dEle, expondo-nos e correspondendo ao seu amor. Digamos a nós mesmos, com frequência, que a cada dia estamos mais perto. Lembremo-nos que o homem é imortal enquanto o seu trabalho não for realizado, e continuemos a realizar aquilo que sabemos ser a tarefa que Deus nos determinou para aqui e agora. Amém? - Irmão Adail

Uma única bomba devasta uma cidade, e o mundo está na era nuclear. Com a cisão de um átomo, temos um poder e uma força nunca vistos. Foguetes roncam no seu local de lançamento, e sua carga é despejada no espaço. Descobertas apenas imaginadas durante séculos são agora concretizadas à medida que começamos a explorar os confins do universo.

Vulcões, terremotos, maremotos, furacões e tufões deixam desprender sua força incontrolável e inexorável. Resta-nos procurar abrigo para mais tarde reunir aquilo que sobrou.

Poder, força, energia - observamos com admiração a exibição da natureza ou a obra do homem. Mas essas forças não se aproximam do poder de Deus onipotente. Criador de galáxias, átomos e leis naturais, o soberano Senhor reina sobre tudo o que existe e sempre será assim. Que tolice viver sem Ele, que estupidez correr e esconder-se de sua presença, e quão ridículo é desobedecer-lhe. Mas nós o fazemos. Desde o Éden estamos sempre à procura de sermos independentes de seu controle como se fôssemos deuses com o poder de controlar nosso próprio destino. E Ele tem permitido nossa rebelião. Mas, muito em breve, chegará o
DIA DO SENHOR.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Sofrimento



Quando ocorrem problemas ou sofrimentos, Satanás é sempre o responsável? Na história de Jó, sua série de tragédias realmente veio de Satanás, mas este nem sempre é o caso. O meu pecado; os pecados de outras pessoas; os desastres físicos (ou naturais) evitáveis; e os desastres físicos (ou naturais) inevitáveis, são as quatro maiores causas do sofrimento. Qualquer uma ou a combinação delas pode causar sofrimento. Se o fato de conhecermos o motivo do sofrimento pode nos ajudar a evitar a causa, então vale a pena saber as causas. Entretanto, é mais importante saber como agir durante o sofrimento.


POR QUE O MUNDO ESTÁ REPLETO DE SOFRIMENTO

Ao vermos as calamidades e o sofrimento no livro de Jó, devemos lembrar-nos que vivemos em um mundo caído, onde o bom comportamento nem sempre é recompensado, e o mau nem sempre é punido. Quando presenciamos um notório criminoso prosperar ou uma criança inocente sofrer, dizemos: "Isto é errado". E é mesmo. O pecado tem distorcido a justiça e tornado feio e imprevisível o nosso mundo.

O livro de Jó mostra um homem bom sofrendo sem culpa aparente. Infelizmente, assim é o nosso mundo. Mas a história de Jó não termina em desespero. Através de sua vida podemos ver que a fé em Deus é justificada, mesmo quando nossas situações parecem não ter esperanças. A fé baseada em recompensas ou prosperidade é oca. Para ser inabalável, a fé tem de ser construída na confiança de que o propósito principal de Deus se realizará.

O SOFRIMENTO DESTRÓI A FÉ QUE NÃO É GENUÍNA

Satanás atacou Jó, dizendo que Jó era inocente e íntegro apenas porque não possuía motivos para voltar-se contra Deus. Desde que começara a seguir a Deus, tudo corria bem para Jó. Satanás queria provar que Jó adorava ao Senhor, não por amor, mas porque Deus lhe dera muitas riquezas.

Satanás analisou com precisão o porquê de muitas pessoas seguirem a Deus. São crentes que o servem pelo que podem obter, ou quando tudo vai bem. A adversidade destrói esta fé superficial. Por outro lado, a adversidade fortalece a verdadeira fé, aprofundando-lhe as raízes em Deus, para que possa suportar as tempestades. Qual a profundidade da sua fé? Aprofunde sua fé em Deus, para que possa suportar qualquer tempestade futura.

O SILÊNCIO PODE AJUDAR MUITO AQUELES QUE SOFREM

Por que os amigos de Jó chegaram e se sentaram em silêncio? De acordo com a tradição judaica, a pessoa que confortava alguém em luto não deveria falar até que o enlutado o fizesse. A melhor resposta para o sofrimento de alguém é o silêncio. Os amigos de Jó perceberam que a sua dor era muito profunda para ser curada com meras palavras; assim, nada disseram. Com frequência sentimos a necessidade de dizer algo espiritual e significativo a um amigo que está sofrendo. Talvez o que ele ou ela necessite seja apenas a nossa presença, demonstrando que nos importamos. Respostas tocantes e citações banais dizem menos que um silêncio significativo e um companheirismo amoroso.

O SOFRIMENTO NÃO PODE DESTRUIR O PROPÓSITO DA VIDA

As lutas e amarguras, quer temporárias ou duradouras, não destroem o verdadeiro propósito da vida. A vida não é dada meramente para a felicidade e satisfação pessoal, mas que possamos servir e honrar a Deus. O valor e o significado da vida não se baseiam no que sentimos, mas naquilo que ninguém pode tomar - o amor de Deus por nós. Não pense que porque Deus realmente o ama, Ele sempre impedirá que você sofra. O oposto pode acontecer. O amor de Deus não pode ser medido ou limitado pela intensidade de nosso sofrimento. Romanos 8.38,39 ensina-nos que nada pode nos separar do amor de Deus.

O SOFRIMENTO PODE LEVAR À AUTOCOMISERAÇÃO

Ao enfrentarmos aflições e frustrações, nossas dores seduzem-nos a sentir pena de nós mesmos. Neste ponto estamos apenas a um passo da presunção, onde trilhamos o caminho das injustiças da vida e dizemos: "Vejam o que aconteceu comigo; que injustiça!" Podemos ficar tentados a culpar a Deus. Lembre-se que os desafios da vida, quer permitidos por Deus ou enviados por Ele, podem ser os meios para o desenvolvimento e refinamento. Ao enfrentar lutas, pergunte: "O que eu posso aprender, e como posso crescer?" Em vez de: "Quem fez isto comigo, e como posso me livrar disto?"

O SOFRIMENTO FAZ COM QUE CHEGUEMOS A FALSAS CONCLUSÕES

Falsas suposições levam a conclusões erradas. Não ousemos tomar nossas experiências limitadas e tirar conclusões precipitadas sobre a vida em geral. Caso se apanhe duvidando de Deus, lembre-se que você não possui todos os fatos. Deus quer apenas o melhor para a sua vida. Muitas pessoas suportam grande dor, mas ao final, encontram um bem maior proveniente dela. Quando enfrentar lutas, não pense no pior.

COMO TORNAR-SE UM BOM CONSOLADOR PARA OS QUE SOFREM

1 - Não fale apenas por falar

2 - Não faça sermões dando respostas superficiais

3 - Não acuse ou critique

4 - Coloque-se no lugar da outra pessoa

5 - Ofereça ajuda e encorajamento

Os melhores consoladores são os que experimentaram o sofrimento pessoal.

O SOFRIMENTO UM DIA TERMINARÁ

Todos nós enfrentamos limitações. Alguns podem ter deficiências físicas, mentais ou emocionais. Alguns podem ser cegos, mas podem ver um novo modo de viver. Alguns podem ser surdos, mas podem ouvir as Boas Novas de Deus. Alguns podem ser paralíticos, mas podem andar no amor de Deus. Além disso, todos têm o consolo de que tais deficiências são apenas temporárias. O apóstolo Paulo disse que todos nós receberemos novo corpo quando Cristo voltar e que este corpo não terá deficiências, nunca morrerá nem ficará doente. Isso pode dar-nos esperança em nosso sofrimento.

Todos os que foram fiéis, através dos séculos, estão cantando perante o trono de Deus. Suas tribulações e tristezas estão terminadas: não haverá mais lágrimas pelo pecado, pois todos os pecados foram perdoados; nem pelo sofrimento, porque todo sofrimento terminou; nem pela morte, porque todos os crentes foram ressuscitados para nunca mais morrer.

NÃO DEIXE O SOFRIMENTO AFASTAR VOCÊ DE DEUS

A dor é parte da vida, mas nunca é fácil suportá-la, não importa qual seja a causa. Jesus elogiou a igreja em Esmirna por sua fé durante o sofrimento. Em seguida encorajou os crentes dizendo que não deveriam temer o futuro se permanecessem fiéis. Se você está passando por tempos difíceis, não permita que estes o afastem de Deus. Em vez disso, deixe que as dificuldades aumentem sua fidelidade. Confie em Deus e lembre-se de sua recompensa celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário