O mundo todo está apavorado, perplexo e confuso! Até mesmo aquele cristão mais espiritual deve estar se chocando com todos estes acontecimentos "proféticos" repentinos, que estão se desencadeando rapidamente. Sei que milhares de cristãos de todas as partes do mundo estão se perguntando a mesma pergunta que eu tenho me perguntado: será que estamos vivendo os últimos momentos da história humana?
Lembremo-nos que "um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como se fosse um dia" (2 Pedro 3:8). Se você for interpretar esta passagem literalmente, admitindo que cada dia da Criação dure mil anos, isto quer dizer que a partir do ano 2000 em diante nos irá trazer perto do fim do Sexto Dia. A pergunta é: será que o Sétimo Dia será de descanso eterno? Estamos realmente tão perto do fim?
Não sabemos - é apenas uma especulação. Mas uma coisa é certa: temos presenciado uma aceleração dos acontecimentos do mundo - mudanças que praticamente têm ocorrido da noite para o dia! De repente, sem prévio aviso, a Cortina de Ferro caiu! O muro de Berlim caiu! Quase da noite para o dia, a leste europeu ficou livre! Semelhantemente, como um flash, o Império Soviético - que já ameaçou os Estados Unidos - foi levado ao ponto de desintegração e confusão total.
Até algum tempo atrás, o mundo estava falando a respeito de dividendos de paz. Agora, em mais uma mudança repentina, os exércitos do mundo passaram de uma postura de esvaziamento a um estado de alerta máxima. As forças armadas das nações estão se ajuntando no Oriente Médio gerando um custo de $ 1 bilhão de dólares ao mês.
Será que desta mesma forma, tão de repente, o líder mundial que a Bíblia chama de anti- Cristo será revelado? Será também que Deus chegou ao limite de Sua paciência por causa dos pecados e das culpas por derramamento de sangue em tantos países, assim como aconteceu com Sodoma e Gomorra?
Será que já estamos no começo da maior depressão de nossa história? A Grande Depressão de 1930 têm sido lembrada como a pior de todos os tempos. Mas vários economistas acreditam que estamos à beira de uma depressão, que irá fazer com que a nossa pior seja comparada a nada perto desta.
Estaria Deus agora começando a cortar os nossos suprimentos de pão? Estaria Ele trazendo ruína sobre nós, assim como trouxe sobre Jerusalém e Judá por causa de seus pecados? Em Isaías 3:1-6, você irá descobrir que Deus realmente corta o pão - o que resulta em desemprego em massa! Quando o julgamento veio sobre Sião, "não havia salário para os homens, nem lhes davam ganho os animais" (Zacarias 8:10). Haverá desemprego em massa quando Deus julgar os pecados dos países?
Há uma sensação de perigo no ar - tudo parece instável. Dá-se a impressão de que o mundo tomou um rumo do qual não há mais retorno! Há rumores de guerras, guerras entre raças, guerras santas, ataques terroristas. Israel está fervorosamente se preparando para a guerra como nunca o fez antes - se equipando para um conflito final! Esta nação está dando boas vindas a 100.000 judeus russos, esperando que destes, muitos soldados fortes venham ajudar a dobrar seu exército.
Seria este o dia que Jesus apregoou - quando os corações dos homens se consumiriam em terrível temor ao contemplarem as coisas assustadoras que aconteceriam sobre a terra? Será realmente a nossa geração aquela que irá contemplar a volta do Senhor Jesus Cristo? Teremos chegado a tal ponto na história da humanidade em que pode agora ser dito "Esta geração não haverá de passar até que venham a se cumprir todas estas coisas"? Irá isto realmente acontecer em nossos dias?
Amado, nós chegamos! Nós agora chegamos àquele ponto da história humana, a respeito do qual todos os profetas alertaram a respeito, - o terrível Dia do Senhor! Estamos prestes a testemunhar o desencadear de grandes e terríveis sofrimentos e tribulações!
Existem todas as probabilidades de chegarmos a ter um breve alívio da presente crise mundial. Ainda que tal temporada de alívio apenas leve a um maior endurecimento de coração. Enquanto Faraó manteve o povo de Israel escravo no Egito, ele estava desesperado para ver o Egito livre da praga dos sapos que o Senhor havia mandado. "Mas vendo Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." (Êxodos 8:15)
Uma falsa paz pode se dar por um breve período. Mas mesmo com alguma trégua - mesmo se algum tipo de acordo de paz seja feito - não pense que haverá algum retorno ao arrependimento.
Não! A humanidade irá entrar na maior de todas as órbitas de embriaguez e desvairo por drogas que já existiu antes! As pessoas vão remover todas as restrições. Isto será um tempo de descontrole sexual e materialismo, uma festa de Beltessazar. Tudo ficará desenfreado! Mas pode estar certo de que, como os profetas declararam, o mundo se tornará uma grande confusão. Os fundamentos da terra serão abalados e tudo virá a se arruinar.
"Eis que o Senhor esvazia a terra e a desola, transtorna a sua superfície e dispersa os seus moradores... De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra...Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados" (Isaías 24:1-14)
"De todo está quebrantada a terra, de todo está rompida a terra...De todo cambaleará a terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite...e cairá, e nunca mais se levantará." (versos 19-20).
Ouça as palavra do profeta de Deus Isaías! A terra não está se dirigindo a um rejuvenescimento. Ela está se dirigindo a ruína total!
Se Isaías pudesse entregar uma mensagem a esta geração, esta seria a que se encontra no versos 17-18: "O temor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra. E será que aquele que fugir da voz de temor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto estão abertas, e os fundamentos da terra tremem."
Atenção, senhores alegoristas, Isaías não estava espiritualizando nada disto. Ele quis dizer, literalmente, que os risos irão cessar. Confusão irá reinar. Casas serão fechadas. "Toda a alegria se escureceu, desterrou-se o gozo da terra...e os fundamentos da terra tremem" (Isaías 24:11,18).
Foi noticiado recentemente que a Universidade do Sul da Califórnia tem estocado grandes quantias de alimento, água e outros suprimentos de emergência no subsolo, em preparação para o grande terremoto que está se esperando acontecer em breve. Eles acreditam que um tremor literal está bem perto! Os profetas do caos nos avisam que as condições climáticas da terra tendem a piorar, a terra está deixando de girar, seus eixos estão trocando de polos, o sol está alterado, há um cometa “perturbando” a terra em suas proximidades. Realmente, há muita coisa acontecendo na terra nos últimos anos e o clima está alterado, os tornados estãos “furiosos”, há probabilidade de acontecer mais tsunamis perigosos para a humanidade que habita no litoral. A verdade é que muitos governos estão construindo (secretamente) abrigos subterrâneos (afinal, não há vagas pra todo mundo) para escapar do que vem pela frente. Há muita gente fazendo planos para escapar.
Então, o que irá acontecer com os verdadeiros seguidores de Jesus em tempos como estes? Se o mundo se tornará sempre pior até que a profecia de Isaías esteja cumprida - se vamos atravessar algumas ou todas estas calamidades - então como Deus irá cuidar de nós?
Deus tem claramente nos avisado em detalhes sobre os apuros que se seguem. Não irá Ele também nos revelar como planeja nos proteger?
A resposta é SIM! Deus tem um plano definido! Ele é muito simples, todavia é mais certo e absoluto do que o próprio universo! O plano de Deus para preservar o Seu povo pode ser resumido em uma sentença:
Deus irá preservar o Seu povo pelo poder de Sua Palavra predeterminada!
Seremos preservados pela palavra falada de Deus - uma palavra de libertação que foi pronunciada desde a fundação do mundo! Isto é algo que Deus determinou antes que o mundo existisse!
Amado, nosso Deus nunca teve a Sua defesa surpreendida! Nada O pega de surpresa! Ele não precisa convocar uma reunião de emergência com os exércitos celestiais afim de levantar uma estratégia de proteção para os últimos dias. Ele não tem "Operação de Preservação." Deus determinou um plano muito antes de haverem nações, exércitos, guerras, depressões, pragas e violência.
Deus previu tudo isso, e declarou e tornou real uma palavra de preservação que é tão eterna e inabalável quanto a Sua própria pessoa! Paulo diz que Deus "determinou-lhes os tempos já dantes ordenados" (Atos 17:26). Hora por hora, dia por dia, Deus nos preservará da mesma forma que Ele agora preserva o sol, a lua, as estrelas, as galáxias e as próprias forças da natureza - pela Sua palavra predeterminada e declarada. Esta é a mesma palavra que governa a luz, a escuridão, as marés, as estações, o ar que respiramos!
A palavra predeterminada de Deus foi dita: "Haja luz: e houve luz" (Gênesis 1:3). Daquele momento em diante, e por todos os tempos e eternamente, houve, há e sempre haverá luz!
Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu.... dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite" (Gênesis 1:14,16). De repente, pelo poder de Sua palavra predeterminada, uma bola de intenso fogo apareceu no firmamento. Isto era tão majestoso que apenas um eterno e onisciente Deus poderia criar! E assim tão de repente, apareceu no firmamento um planeta menor, em torno da Terra, que refletia a luz do sol - esta era a lua.
O sol, a lua, bilhões de estrelas, e numerosas galáxias - tudo permanece na sua órbita ordenada, obedecendo a palavra dita por nosso Senhor. Sua palavra uma vez falada sustenta tudo no seu devido lugar!
Deus não precisa repetir sequer uma só palavra, nem tem que ficar lembrando os planetas a permanecerem em suas órbitas. Ele não precisa ficar dizendo às estações para mudarem, ou avisando as marés de que não devem inundar a terra. Ele proferiu a palavra uma só vez - e assim foi, e sempre será, até que fale novamente e crie um novo céu e uma nova terra!
Jó disse que pela Sua palavra Deus "dá ordens ao sol, e ele não nasce; e sela as estrelas" (Jó 9:7). Pedro disse, "pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra... mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios" (2 Pedro 3: 5, 7).
"Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê" (Hebreus 11:3). Ele simplesmente proferiu a palavra e do nada Ele criou todas as coisas!
Jesus Cristo sustenta todas as coisas pelo poder da Sua palavra! "Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder" (Hebreus 1:3). " Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas" (Colossenses 1:17).
Jesus proferiu uma palavra de sustentação para todas as coisas criadas! Quando Ele veio à Terra como homem por 33 anos, todas as coisas criadas eram sustentadas pela eterna palavra que Ele proferiu apenas uma única vez no começo. Apenas ao Seu comando estas forças mudavam e obedeciam sua nova ordem. Quando os discípulos de Jesus viram-no acalmar o mar, eles disseram, "Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mateus 8:27).
É uma pena mesmo que alguém ainda não acredite que Jesus é Deus. Lamentavelmente tal pessoa está perdida eternamente, e tem toda razão de perder o sono com as profetadas atuais. Tal pessoa ainda não examinou as Escrituras. Tão certo como Jesus criou todas as coisas pelo poder de sua palavra, Ele por sua boca trouxe à existência uma palavra eterna de preservação e guarida para todos os que crêem nele.
No começo Deus prometeu que preservaria todos que confiam nEle. Ele proferiu esta palavra eterna à Abraão: "Eu sou o teu escudo!" (Gênesis 15:1).
Aquela palavra era para toda a eternidade! E Deus a estendeu à toda semente de Abraão - todos os que são da fé. Ele será o nosso escudo por toda a eternidade! Deus proferiu uma palavra no começo e todas as gerações têm provado - na fartura e na pobreza, por todas as coisas que Satanás lançou sobre elas - que Deus é o nosso escudo!
Quando Israel estava no deserto, Deus fez uma coisa nova para eles. Ele disse as palavras, "Haja maná - deixe-os perguntarem a si mesmos o que é isso!" Ele criou algo novo! Israel poderia ter reunido seus príncipes e líderes para planejarem e formularem uma estratégia de como Deus os poderia alimentar e cuidar deles. Mas nem um deles jamais teria imaginado que Deus cobriria o chão com pequenas, brancas, e redondas sementes - um novo tipo de alimento que a humanidade jamais havia visto ou provado antes. Era a comida dos anjos!
Você quer saber como Deus irá lhe preservar nos seus tempos difíceis? Proferindo uma nova palavra, se necessário for! Criando tudo o que precisa pelo poder da Sua palavra! Tudo que Deus teve de fazer foi falar a palavra "maná" - e uma geração inteira de israelitas foi preservada!
Jesus usou as mesmas palavras quando Satanás O tentou para que transformasse as pedras em pães a fim de aliviar Sua intensa fome: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4).
Jesus sabia que era a semente de Abraão! Sabia que a palavra de preservação de Deus, eterna, Lhe havia sido dita: "Eu sou o seu escudo [protetor]" (Gênesis 15:1). Jesus podia encarar uma situação desesperadora pelos padrões humanos, e descansar na palavra de Deus: "Eu sou o seu Protetor!"
Enquanto Ele enfrentava a fome e a sede no deserto Seu coração estava descansado, pois sabia que o Pai havia proferido a palavra de que Ele estava seguro! A Sua missão havia sido pronunciada desde a fundação do mundo, e nenhuma arma contra aquela missão poderia prosperar! Ele confiava em Seu Pai para O proteger, à maneira própria de Deus - pelo poder da Sua palavra!
Ao final de 40 dias Jesus, também, estava comendo a comida dos anjos. Ele possuía carne que homem algum conhecia, assim como também água da glória! "E eis que vieram os anjos e o serviram" (Mateus 4:11).
Hoje muitos cristãos estão tentando entender como Deus irá tomar conta de Seu povo quando a ruína vier com força total. Alguns planejam se dirigir a algumas cidades do interior, ou pra outros Estados, ou subir as serras. Alguns falam de fazendas de sobrevivência e comunidades cristãs. Outros estão estocando toneladas de alimentos.
Jesus nos alertou que "não nos inquietássemos, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber?" (Mateus 6:31). Nosso Pai celestial sabe do que precisamos, e proferiu esta palavra eterna: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33). Tudo o que você precisa! Sua palavra predeterminada a nosso respeito foi estabelecida no céu muito antes de que qualquer um de nós tivesse nascido! Deus, o Criador, proferiu uma palavra de determinação: "Em todas as gerações Eu protegerei, guardarei, alimentarei, preservarei, todos aqueles que procuram primeiro a Mim!" E aquela palavra é tão firme quanto a palavra que mantém os planetas em seus lugares!
Acreditamos que o maior desejo de Deus para Seu povo nestes tempos problemáticos é nos conceder uma convicção inabalável de que irá nos guardar do poder do maligno. Deus está decididamente tentando nos encher de consolação e paz. Ele jurou que a Sua palavra é permanente, e para nós:
"Assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento [quer dizer, Deus está profundamente interessado em nos mostrar o caráter permanente de Sua palavra]: para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu" (Hebreus 6:17-19).
Está a sua alma ancorada em esperança? Você desfruta da poderosa consolação baseado no conhecimento de que Deus não pode mentir e que Sua palavra veio para lhe preservar em tempos maus?
Tire um tempo para ler e meditar tudo do Salmo 91, e encontrará a palavra eterna de Deus que foi entregue uma vez e para sempre. Ela é dada por um Deus que não pode mentir - e apesar de ter sido dita à Davi, ela permanece fiel por todas as gerações desde então e especialmente para nós.
Por fim, temos uma esperança mais forte, e melhor do que Jó, Davi ou qualquer outro crente do Velho Testamento: nós somos o corpo de Cristo.
Nós somos ossos dos Seus ossos e carne de Sua carne! "porque somos membros do seu corpo" (Efésios 5:30).
Nós somos a Sua família. A palavra de Deus diz, "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo" (1 Timóteo 5:8).
Veja, simplesmente alimentar a idéia de que o Cabeça de nossa casa não irá prover para nós, é acusá-lO de estar se negando a Si mesmo e chamá-lo de incrédulo! "Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja" (Efésios 5:29). É impossível para Cristo negligenciar Seu próprio corpo!
Deus teria que odiar a Sua própria carne para negligenciar a você ou a mim em tempos de dificuldades! Oh, mas está escrito: "Ele cuida com carinho, Ele nutre (alimenta e toma conta) Seus amados!"
Não tente descobrir como Ele irá fazer isso por você! Você não pode descobrir isso, mais do que poderia adivinhar como Ele abriria o Mar Vermelho, ou como Ele guardaria seus filhos hebreus com vida dentro de uma fornalha que estava tão quente, que matou seus atormentadores só de ficarem na entrada do lado de fora....
Ou como fecharia a boca dos leões durante uma noite inteira enquanto Daniel permaneceu entre eles, intocado! Ou como Deus tiraria água da rocha. Ou como um anjo haveria de eliminar um exército de 185,000 homens em uma só noite! Ou como um corvo poderia alimentar um profeta no deserto. Ou como uma vasilha de farinha e uma botija de azeite nunca acabariam por meses a fio. Ou como Jesus pagaria os impostos de Seus discípulos tirando o dinheiro de dentro da boca de um peixe. Ou como alimentaria 5.000 pessoas com apenas alguns peixes e pãezinhos. Ou como poderia transformar água em vinho!
Nós nunca poderíamos entender nenhuma dessas coisas! Ele tem as palavras da vida eterna!
E Deus irá sustentar a nós todos por toda a eternidade! Na glória, não teremos nenhum outro meio de suporte além do Filho de Deus. Nós seremos sustentados pela Sua própria presença. A palavra que irá nos guardar por todos os tempos, é aquela mesma palavra que está nos sustentando agora mesmo - e irá continuar a nos sustentar não importa quão desolador ou arruinado se torne este velho mundo!
Há um grande alvoroço doutrinário que tem permanecido dentro da igreja por anos: os verdadeiros crentes passarão pela Grande Tribulação? Iremos nós, que amamos Jesus, viver para vermos todos estes terríveis cenas? Alguns dizem que Jesus virá e levará a Sua noiva antes do sofrimento. Alguns dizem que Ele virá depois de três anos e meio da tribulação. Ainda há outros que dizem que passaremos por toda ela. Alguns dizem que somente os judeus passarão pela Grande Tribulação.
Esta passagem deve nos dar segurança, não importa qual seja a doutrina que esteja certa: "Depois destas coisas olhei ... uma grande multidão, que ninguém podia contar ... e um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? ... e disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação" (Apocalipse 7:9, 13-14).
Estes cristãos saíram! Uma grande multidão! E este é o ponto: eles entraram - mas, saíram! Eles não apenas sobreviveram aos grandes sofrimentos, mas saíram bradando um testemunho muito especial! Eles estavam cantando: "Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém" (Apocalipse 7:12).
Estas pessoas não "sobreviveram" simplesmente - elas cantavam sobre Aquele que as havia trazido para fora! Deus tinha Ele mesmo se revelado a elas de todas as formas! Tinham aprendido a "servi-lO dia e noite."
Amados, Deus não está interessado simplesmente em nos preservar fisicamente com comida, água e abrigo. Isto não seria uma grande vitória. Estes conquistadores triunfaram no pior dos tempos porque toda a palavra de Deus se tornara viva para eles!
Eles tiveram o Seu braço forte, Sua glória e sabedoria até o fim. Toda palavra que saiu de Sua boca se tornou real. Eles O louvavam com grandes ações de graças!
Imagine - sem desespero, sem covardia e sem se entregarem às ameaças satânicas! Estes vencedores saíram lavados, vestidos de branco e vitoriosos! (verso 14)
Amados, tenhamos coragem. Sua palavra diz que não importa no que entremos - nós saímos!
Por isso, vamos esquecer de vez por todas essas notícias sensacionalistas. Não importa o que venha pela frente, o servo fiel de Deus "não se atemoriza com más notícias, pois o seu coração está firme confiando no Senhor" (Salmo 112.7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário