No Salmo 78, o homem de Deus, Asafe, recorda a história de Israel, a qual é recheada da provisão, liderança, milagres e da obra poderosa de Deus. De geração em geração, os pais contavam aos seus filhos a grandeza de Deus, o poderoso livramento das mãos do Egito na Páscoa, o sol esperando por Josué. a resposta a Elias através do fogo e os três jovens hebreus na fornalha. A partir de sua própria história, o povo podia aprender o que fazer para agradar a Deus e o que não fazer a fim de evitar o juízo divino. Atualmente, os revisionistas estão reecrevendo a nossa história. Nossos antepassados são apresentados como como maus e corruptos. Sua confiança no Deus Todo-poderoso é omitida nos livros escolares, visando com isso a separação entre a Igreja e o Estado, mesmo às custas da verdade. Por quê? Porque assim as novas gerações irão ignorar o que eles disseram e fizeram durante a construção do país. Mas, de fato, alguns líderes dessa nação confiaram na graça e no poder de Deus.
O passo seguinte é o arrependimento. O povo de Deus precisa reconhecer que o Senhor é soberano e que o bem-estar nacional está em suas mãos. Sem a intervenção divina, os israelitas cairiam.
"Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a um montão de ruínas. Porque eles devoraram a Israel e lhe assolaram as moradas" (Salmo 79.1,7).
Sem a intervenção de Deus, nosso país afundará.
Restauração é a terceira parte da orientação dada na Palavra de Deus. Sabemos que Deus restaurou Israel diversas vezes. Nosso país devia pedir esta restauração continuamente.
As expectativas de Deus para qualquer nação do mundo não são diferentes. A história de Israel mostra como uma nação pode encontrar ou perder o favor de Deus. Mostra também o que Deus pode fazer caso o povo se arrependa e peça para ser restaurado.
"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, se converter de seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2Crônicas 7.14). Nosso país precisa ser restaurado. Nosso país precisa de nossas orações. Levemos o nosso país a Deus, um coração, um lar, uma cidade de cada vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário