Se você conhece um pouco de Bíblia, certamente já ouviu falar das dez pragas do Egito e como Faraó pouco ligou para quase todas elas, não dando ouvidos à mensagem de Moisés porque não conhecia nem respeitava a Deus. Aqueles que não conhecem a Deus podem não ouvir a sua Palavra ou os seus mensageiros, mas é preciso persistir, como fizeram Moisés e Arão. Quando outras pessoas rejeitarem sua fé, não se surpreenda ou desista, continue a falar-lhes de Deus, confiando nEle para abrir as mentes e quebrar os corações endurecidos.
NÃO DEIXE AS PESSOAS O DESANIMAREM
A ridicularização pode ferir profundamentem causando desânimo e desepero. Sambalate e Tobias (vide livro de Neemias), inimigos do povo de Deus, usaram a ridicularização para tentar dissuadir os judeus de construir o muro. No entanto, em vez de trocar insultos, Neemias orou, e o trabalho continuou. Quando você for escarnecido por sua fé ou criticado por fazer o que sabe ser correto, recuse-se a responder da mesma maneira ou tornar-se desencorajado. Diga a Deus como você se sente e lembre-se de que a promessa dEle está com você. Isto lhe dará encorajamento e força para continuar.
O DESÂNIMO MUITAS VEZES VEM APÓS UMA VITÓRIA ESPIRITUAL
O desânimo frequentemente aparece após grandes experiências espirituais, especialmente as que exigem esforço físico ou envolvem grandes emoções. Para tirar o profeta Elias da depressão, Deus primeiramente deixou que ele descansasse e se alimentasse. Então confrontou-o com a necessidade de retornar à sua missão - transmitir a mensagem divina ao povo. Suas batalhas não estavam concluídas, ainda havia muito trabalho a fazer. Quando nos sentimos fatigados após uma grande experiência espiritual, lembremo-nos de que o propósito de Deus para a nossa vida ainda não está terminado.
LEMBRE-SE DOS PROPÓSITOS DE DEUS QUANDO ESTIVER DESANIMADO
Realizar qualquer tarefa grande é algo cansativo. Existem sempre pressões que produzem o desânimo - parece que a tarefa é impossível, que nunca pode ser terminada, e há ainda muitos outros fatores trabalhando contra nós. A única cura para a fadiga e o desânimo é se concentrar nos propósitos de Deus. Voltando ao homem de Deus Neemias, ele lembrou aos trabalhadores que construíam o muro, que todos possuíam uma chamada, um objetivo, e a proteção de Deus. Se você for subjugado por uma tarefa, se estiver cansado e desanimado, lembre-se do propósito de Deus para sua vida e de seu propósito especial relacionado a esse projeto.
EVITE DEMONSTRAR DESÂNIMO QUANDO TESTEMUNHAR
Jesus tinha realizado muitos milagres, porém muitas pessoas ainda não criam nEle. Igualmente, muitos hoje não crerão apesar de tudo o que Deus faz. Não fique desencorajado se o seu testemunho de Cristo não levar tantos a se converterem a Ele quanto você gostaria. O seu trabalho é permanecer como uma testemunha fiel. Você é responsável por alcançar outros, mas estes são responsáveis por suas decisões.
REVERTA O DESÂNIMO TRANSFORMANDO-O EM OPORTUNIUDADES
Está escrito:
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida... Filipenses 2.14-16.Por que a murmuração e a contenda são tão prejudiciais? Se tudo que as pessoas souberem a respeito da igreja é que seus membros estão constantemente discutindo, reclamando e bisbilhotando, elas terão uma falsa noção a respeito de Cristo e das Boas Novas. A crença em Jesus deve unir todos aqueles que confiam nEle. Se a igreja estiver em constante murmuração e contenda, significa que lhe falta o poder unificador de Jesus Cristo. Páre de discutir com outros cristãos e de se queixar das pessoas ou das condições de sua igreja para que o mundo conheça o verdadeiro Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário