Cristãos igualmente comprometidos e sinceros têm discutido sobre a criação e chegado a diferentes conclusões. É claro que isto é esperado, pois as provas são muito antigas e, devido às devastações das eras, bem fragmentadas. Os estudantes da Bíblia e da ciência devem evitar polarizações; é preciso cuidado para não fazer a Bíblia dizer o que ela não diz. Da mesma forma, o estudante da ciência não deve dizer o que ela não diz.
O aspecto mais importante desta discussão não é o processo, mas a origem da criação. O mundo não é produto da casualidade e probabilidade; Deus o criou.
A Bíblia não apenas nos diz que o mundo foi feito por Deus, mas também nos mostra quem é Deus. Ela revela a personalidade dEle, o seu caráter e o seu plano para a criação. Além disso, a Bíblia também revela o desejo mais profundo de Deus: relacionar-se com as pessoas que Ele criou.
Deus deu o último passo em direção à reconciliação conosco através da sua visita histórica ao planeta na Pessoa de seu Filho, Jesus Cristo. Podemos conhecer de maneira bem pessoal este Deus que criou o universo.
Os céus e a terra estão aqui. Nós estamos aqui. Deus criou tudo que vemos e experimentamos. O livro de Gênesis se inicia assim: "No princípio, criou Deus os céus e a terra". Aqui começamos a mais excitante e comprida jornada imaginável.
POR QUE DEUS DECIDIU CRIAR O MUNDO
A simples afirmação de que Deus criou os céus e a terra é um dos conceitos mais desafiadores que confrontam a mente moderna. A vasta galáxia em que vivemos gira a uma incrível velocidade de 788.410 quilômetros por hora. Porém, mesmo a esta alucinante velocidade, nossa galáxia ainda necessita de 200 milhões de anos para concluir uma única rotação. Além disso, existe mais de um bilhão de outras galáxias como a nossa no universo.
Alguns cientistas afirmam que o número de estrelas na criação é igual a todos os grãos de areia de todas as praias do mundo. Ainda assim, este complexo mar de estrelas em movimento funciona com notável ordem e eficiência. Dizer que o universo "surgiu" ou "evoluiu" requer mais fé do que acreditar que Deus está por trás dessas estatísticas surpreendentes. Deus criou um universo maravilhoso.
Deus não precisava criar o universo; Ele escolheu criá-lo. Por quê? Deus é amor, e o amor é melhor expressado em direção a algo ou alguém - assim, Deus criou o mundo e as pessoas como uma expressão do seu amor. Não devemos reduzir a criação de Deus a meros termos científicos. Lembre-se de que Deus criou o universo porque ama cada um de nós.
O QUE A CRIAÇÃO ENSINA A RESPEITO DE DEUS
A história da criação muito nos ensina sobre Deus e nós mesmos. Primeiro aprendemos sobre Deus: Ele é criativo; como Criador, Ele é distinto da criação; Ele é eterno e está no controle do mundo. E também aprendemos sobre nós mesmos: uma vez que Deus escolheu nos criar, somos preciosos aos seus olhos; somos mais importantes do que os animais.
Como exatamente Deus criou a terra? Este continua sendo um tema da grandes debates. Alguns atribuem o aparecimento do universo a uma explosão repentina. Outros dizem que Deus deu início ao processo e o universo evoluiu durante bilhões de anos. Quase todas as antigas religiões têm sua própria história para explicar a criação do universo. E quase todo cientista possui uma opinião sobre a origem do universo. Mas apenas a Bíblia mostra um único Deus supremo criando a terra por seu grande amor e dando às pessoas um lugar especial nela. Nunca saberemos todas as respostas sobre como Deus criou a terra, mas a Bíblia afirma diretamente que Deus a criou. Este fato, por si só, valoriza e dignifica todas as pessoas.
A criação é repleta de variedades formidáveis, que revelam a rica criatividade, a bondade e a sabedoria do nosso Deus amoroso. Quando observar o meio onde vive, agradeça Deus por sua criatividade. Observe as pessoas, vendo cada uma delas como uma criação única de Deus, com seus talentos, suas habilidades e seus dons especiais.
A CRIAÇÃO PROVA A EXISTÊNCIA DE UM CRIADOR
Estamos cercados de fantásticas demonstrações da habilidade de Deus: os céus dão a dramática evidência de sua existência, de seu poder, amor e cuidado. Dizer que o universo surgiu por acaso é absurdo. Sua complexidade e organização apontam para um Criador que o projetou pessoalmente. Quando olhar para a natureza e para os céus, agradeça a Deus por tal beleza magnífica e pela verdade que revelam a respeito do Criador.
O PODER SALVADOR DE DEUS LIGADO AO SEU PODER CRIADOR
O livro de Hebreus (NT) liga o poder salvador de Deus ao seu poder criativo. Em outras palavras, o poder que trouxe o universo à existência, e que o mantém funcionando, é o mesmo poder que cancela todos os nossos pecados. Como estaríamos enganados se pensássemos que Deus não poderia nos perdoar. Nenhum pecado é grande demais para que o Criador, e Governante, do universo não possa perdoar. Ele sempre poderá nos perdoar quando viermos a Ele, através de seu Filho. O fato de Jesus ter se assentado significa que o trabalho da redenção da humanidade estava consumado de modo único e perfeito, eternamente. O sacrifício de Cristo é absoluto e final.
DEUS CRIARÁ UMA NOVA TERRA
A terra, como a conhecemos, não durará para sempre. Depois do grande Juízo Final, Deus criará uma nova terra. Deus também prometeu ao profeta Isaías que criaria uma terra nova e eterna (Isaías 65.17; 66.22). Na época do apóstolo João, o mar era considerado perigoso e instável, e também era a origem da besta (Apoc 13.1). Não sabemos como será a aparência da nova terra, ou onde estará localizada, mas Deus e seus seguidores - aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida - serão reunidos para nela viver por toda a eternidade. Será que você estará lá?
A BÍBLIA COMEÇA E TERMINA COM A CRIAÇÃO
Deus é o Criador de tudo e de todos. A Bíblia começa com a majestosa história da criação do universo e termina com a criação de um novo céu e de uma nova terra. Isso significa uma gloriosa esperança e um grande encorajamento para cada crente. Quando estivermos ao lado de Deus, com todos os nossos pecados perdoados e nosso futuro assegurado, seremos semelhantes a Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário