NÃO COMPARE O SEU SUCESSO COM O DOS OUTROS
Às vezes, é difícil estar feliz quando outras pessoas estão vivendo bem melhor do que nós. Comparar o nosso sucesso com o das outras pessoas é uma forma perigosa de julgar a qualidade da nossa vida. Podemos assim dar espaço à inveja. Para evitá-la, temos de nos alegrar com o sucesso de outros.
O QUE É O VERDADEIRO SUCESSO
Muitas pessoas pensam que a prosperidade e o sucesso são decorrentes do poder, de contratos pessoais influentes e um desejo inexorável de progredir. Mas a estratégia para a prosperidade ensinada por Deus é contrária a tais critérios. Ele disse a Josué que para ser bem sucedido, ele deveria ser forte e corajoso porque a tarefa seguinte não seria fácil; obedecer à lei de Deus; e ler e estudar constantemente o livro da Lei - a Palavra de Deus (Josué 1.6-8). Para ser bem sucedido, devemos seguir as palavras de Deus a Josué. Podemos não ter sucesso de acordo com os padrões do mundo, mas será uma bênção aos olhos de Deus - e a sua opinião dura para sempre.
"...e tudo quanto fizer prosperará" (Salmo 1.3). Isso não significa que o justo será imune ao fracasso ou às dificuldades. Também não se trata de uma garantia de saúde, riqueza e felicidade. Significa que, quando aplicamos a sabedoria de Deus à nossa vida, produziremos o melhor e teremos a aprovação de Deus. Da mesma maneira que uma árvore absorve a água e os sais minerais e produz frutos deliciosos, nós também devemos absorver a Palavra de Deus, a fim de termos atitudes que honrem a Deus. Para alcançarmos algo que valha a pena, devemos ter a Palavra de Deus em nosso coração.
Aos olhos do mundo, o profeta Jeremias parecia totalmente fracassado. Não tinha dinheiro, família ou amigos. Ele profetizou a destruição da nação israelense, da capital e do Templo, mas os líderes políticos e religiosos não aceitariam e nem seguiriam os seus conselhos. Nenhum grupo de pessoas gostou de Jeremias nem lhe deu ouvidos. Contudo, ao olharmos para trás, vemos que completou com sucesso a obra que Deus lhe confiou. O sucesso nunca deve ser medido pela popularidade, fama ou fortuna, pois estas são coisas temporais. Deus mede nosso sucesso pela obediência, fidelidade e retidão. Se você estiver realizando fielmente a obra que Deus lhe confiou, será bem sucedido aos olhos dEle.
O mundo define um bom negócio pela capacidade de dar aos clientes o que estes desejam.O profeta Ezequiel, porém, foi chamado para transmitir a mensagem de Deus às pessoas, quer estas ouvissem, quer não (Ezequiel 2.3-5). A medida do sucesso de Ezequiel não se baseou na resposta das pessoas, mas no modo como o profeta obedeceu a Deus e cumpriu o propósito que Ele havia traçado para a sua vida. A verdade de Deus não depende de como as pessoas respondem às nossas atitudes. O Senhor não nos julgará pelo modo como os outros responderam a nossa fé, e sim por nossa fidelidade. Deus sempre nos dará forças para realizarmos aquilo que Ele nos pede para fazer.
SUCESSO NEM SEMPRE INDICA A APROVAÇÃO DE DEUS
Hoje em dia, muitas pessoas justificam seus erros através do sucesso exterior. Elas pensam que a riqueza, popularidade ou a falta de sofrimento é um sinal da bênção divina. Mas muitas histórias na Bíblia indicam que o sucesso maligno e os bens terrenos podem andar de mãos dadas. O sucesso não significa a aprovação de Deus. Não permita que o sucesso pessoal se transforme em unidade de medida quanto a estar ou não agradando a Deus.
DISCÍPULOS DE JESUS PREOCUPADOS COM O SUCESSO
Não é errado que os crentes sejam diligentes, e esperem alcançar objetivos materiais. Mas quando as nossas aspirações nos afastam da obediência e do serviço de Deus, tornam-se um pecado. O orgulho e a insegurança podem nos fazer supervalorizar o prestígio e a posição. No Reino de Deus, tais motivos são destrutivos. A única aspiração segura é aquela que visa engrandecer diretamente o Reino de Cristo, e não a que visa apenas ao nosso progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário