BLOG DO ADAIL

Conhecer a Deus é fundamento eterno de bem-aventurança - glória eterna. Não o conhecer é eterna perdição. Deste modo, o conhecimento de Deus é tudo: vivifica a alma, purifica o coração, tranquiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica o caráter e a conduta. - Irmão Adail

"Ah, se pudéssemos ter mais fé num Salvador amoroso e vivo, e se pudéssemos abrir nossos corações o suficiente para receber mais do seu amor eterno, consumidor, constrangedor, penetrante; ah, se abríssemos nosos ouvidos para ouvir a doce voz do Noivo quando Ele sussura para nossas almas: "Levanta-te, meu amor, minha querida, venha, deixa as ilusões deste dia transitório. Ah, se sua voz arrebatadora pudesse alcançar nossos corações endurecidos para que tivéssemos sede e clamássemos por um relacionamento mais íntimo com o Salvador crucificado". - Pr. John Harper, que afundou com o TITANIC em 15.04.1912.

ATENÇÃO: O assento do escarnecedor pode ser muito elevado socialmente, todavia fica muito perto da porta do inferno, e logo ficará vazio.

"...prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12). Como os crentes em Jesus podem viver com as malas prontas e prontos para partir? Não há mistério a este respeito; o bom senso nos deve indicar como fazê-lo. Estejamos inteiramente dedicados ao serviço de Cristo, todos os dias. Não vamos tocar no pecado com vara curta. Acertemos as contas com Deus. Vamos pensar em cada hora como uma dádiva de Deus para nós, para tirar dela o melhor proveito. Planejemos nossa vida, levando em conta setenta anos (Sl 90.10), entendendo que se o nosso tempo for menor do que esse prazo, isso não será uma privação injusta, mas uma promoção mais rápida. Vivamos no tempo presente; gozemos com alegria dos seus prazeres e abramos caminhos através de suas dores, contando com a companhia de Deus, sabendo que tanto os prazeres quanto as dores são passos na viagem para casa. Abramos toda a nossa vida para o Senhor e gastemos tempo conscientemente na companhia dEle, expondo-nos e correspondendo ao seu amor. Digamos a nós mesmos, com frequência, que a cada dia estamos mais perto. Lembremo-nos que o homem é imortal enquanto o seu trabalho não for realizado, e continuemos a realizar aquilo que sabemos ser a tarefa que Deus nos determinou para aqui e agora. Amém? - Irmão Adail

Uma única bomba devasta uma cidade, e o mundo está na era nuclear. Com a cisão de um átomo, temos um poder e uma força nunca vistos. Foguetes roncam no seu local de lançamento, e sua carga é despejada no espaço. Descobertas apenas imaginadas durante séculos são agora concretizadas à medida que começamos a explorar os confins do universo.

Vulcões, terremotos, maremotos, furacões e tufões deixam desprender sua força incontrolável e inexorável. Resta-nos procurar abrigo para mais tarde reunir aquilo que sobrou.

Poder, força, energia - observamos com admiração a exibição da natureza ou a obra do homem. Mas essas forças não se aproximam do poder de Deus onipotente. Criador de galáxias, átomos e leis naturais, o soberano Senhor reina sobre tudo o que existe e sempre será assim. Que tolice viver sem Ele, que estupidez correr e esconder-se de sua presença, e quão ridículo é desobedecer-lhe. Mas nós o fazemos. Desde o Éden estamos sempre à procura de sermos independentes de seu controle como se fôssemos deuses com o poder de controlar nosso próprio destino. E Ele tem permitido nossa rebelião. Mas, muito em breve, chegará o
DIA DO SENHOR.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você Não Sabe o Que Está Perdendo

A qualidade dos manuscritos bíblicos existentes supera em muito a de qualquer literatura antiga; a quantidade de evidências manuscritas do Novo Testamento é surpreendente. Existem mais de 5000 manuscritos em grego. Alguns deles contêm todo o Novo Testamento, outros apenas porções, e outros, ainda, são apenas rascunhos, contendo apenas algumas palavras. Mais de 9000 traduções antigas do Novo Testamento para o latim, siríaco, copta e outras línguas mediterrâneas nos dão uma ótima visão sobre o texto bíblico.

O lapso de tempo entre a composição dos originais das Escrituras Sagradas e as cópias mais antigas existentes é centenas de anos menor que o de outros escritos antigos. A descoberta dos manuscritos do mar Morto levou os manuscritos mais antigos do Velho Testamento ao século II a.C. A maioria dos livros do Novo Testamento é atestada em manuscritos apenas 200 anos mais novos que os originais. Alguns fragmentos em papiro do evangelho de João datam de apenas 50 anos depois do original.

Hoje, poucas pessoas conseguem imaginar a dureza do trabalho dos escribas para copiar a Bíblia. Escribas judeus seguiam um rígido protocolo para eliminar os erros na Bíblia hebraica. Eles contavam linhas, palavras e letras para ter a certeza de que estavam no caminho certo. Eles conheciam a letra central do Pentateuco e a do Antigo Testamento inteiro, e essas letras funcionavam como um ponto de controle especial. Qualquer erro resultava na destruição do manuscrito.

Os escribas do Novo Testamento se acomodavam em mesas, balcões ou se curvavam com os joelhos diante de um rolo. Em alguns momentos, uma sala de copistas ouvia o ditado de um leitor. Em outros, o escriba copiava direto do exemplar, ou o original.

Especialmente nos manuscritos mais difíceis aparecem, às vezes, notas marginais como essas: "Escrever encurva as costas, faz com que as costelas comprimam o estômago e promove uma debilidade generalizada". "Fim do livro, graças a Deus!" "Não existe escriba que não irá morrer, mas o que suas mãos escrevem ficará para sempre".

Além da confiabilidade dos manuscritos, a arqueologia tem apoiado, de modo consistente e contundente, os detalhes históricos e culturais presentes na Bíblia. Uma das mais famosas descobertas se refere ao rei Belsazar da Babilônia (Dn 5.1). Nenhuma das listas de reis antigos incluía o nome de Belsazar, de modo que os críticos usavam sua presença na Bíblia como evidência de que Daniel "profetizava depois do fato", já no século II a.C. como forma de inspirar a resistência dos macabeus contra a investida dos selêucidas. Muitos críticos escreveram livros atacando o profeta Daniel.

Então, o nome de Belsazar apareceu em inscrições feitas em pedra, descobertas em 1956 em Harã. Além disso, uma cópia completa de Daniel foi encontrada entre os manuscritos do mar Morto, o que indica que, no século II a.C., Daniel já era reconhecido, reverenciado, reproduzido e distribuído como parte das Escrituras.

Qualquer que seja o teste de confiabilidade, você pode confiar naquilo que está escrito na Bíblia.

Meu amigo, nenhum erro pode ser encontrado nas Escrituras.

JESUS disse: "A Escritura não pode ser quebrada" (Jo 10.35). Ele pregou a inerrância, até mesmo com relação aos próprios traços das letras e acentuações que formavam os caracteres alfabéticos no hebraico, aramaico e grego. Essas foram as línguas em que a Bíblia foi originalmente escrita. "Nem um jota (a menor letra hebraica) nem um til (a menor acentuação sobre as letras) de maneira nenhuma se omitirá da lei até que tudo seja cumprido" (Mt 5.18).

Se você é um dos que deixam a Bíblia de lado, na estante, apenas como enfeite, não sabe realmente o que está perdendo.

"A grama seca, a flor murcha; mas a Palavra do nosso Deus permanece para sempre" (Is 40.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário