DEUS JULGA ATRAVÉS DO CARÁTER, NÃO DA APARÊNCIA
A aparência não revela como a pessoa é na verdade ou quais são seus verdadeiros valores. Felizmente, Deus julga pela fé e pelo caráter, não pela aparência. E porque só Ele pode ver o interior, apenas o Senhor pode julgar com precisão. A maioria das pessoas preocupa-se muito com sua aparência externa; elas deveriam fazer muito mais para desenvolver seu caráter. Enquanto todos podemos ver o seu rosto, apenas você e Deus sabem como é realmente seu coração.
O SEU CARÁTER SOBREVIVE A PRESSÕES ?
Uma prova pode revelar o verdadeiro caráter de uma pessoa. Deus provou o rei Ezequias para que ficasse patente como ele realmente era e mostrar-lhe tanto os seus defeitos como as atitudes de seu coração [cap 31 de 2Crônicas].
Em tempos de sucesso, a maioria das pessoas consegue viver tranquilamente, porém as pressões, os problemas e a dor rapidamente removem sua fina camada de bondade, a não ser que sua força venha de Deus. Como nos comportamos sob pressão ou quando as coisas não vão bem? Conformamo-nos ou voltamo-nos para Deus? Aqueles que estão consistentemente em contato com Ele não precisam preocupar-se com aquilo que as pressões possam revelar a nosso respeito.
O CARÁTER DE DEUS
Todas as palavras de Deus são verdadeiras e absolutamente confiáveis, porque, diferentemente do homem, Deus não mente, não se esquece, não muda suas leis nem deixa de cumprir suas promessas. Podemos confiar na Bíblia porque ela é a Palavra do Deus Verdadeiro, Santo, Fiel e imutável.
COMO PODEMOS SER PERFEITOS
Em termos de caráter, nesta vida, não podemos atingir a perfeição, mas podemos aspirar ser como Jesus, tanto quanto seja possível. Em termos de santidade, devemos separar-nos dos valores pecaminosos do mundo, como fizeram os fariseus, mas, diferentemente deles, devemos dedicar-nos a fazer a vontade de Deus, ao invés de estabelecer a nossa, e devemos demonstrar o amor e a misericórdia de Deus ao mundo. Em termos de maturidade, não podemos alcançar um caráter semelhante ao de Cristo e uma vida santa de uma só vez, mas devemos crescer em direção à maturidade cristã, para sermos completos. Da mesma maneira que um bebê, uma criança, um adolescente e um adulto pensam e agem de maneiras distintas, de acordo com seu grau de maturidade, Deus espera que tenhamos comportamentos diferenciados, que reflitam nosso desenvolvimento espiritual. Em termos de amor, podemos procurar amar aos outros tanto quanto Deus nos ama.
Podemos ser aperfeiçoados se nosso comportamento for apropriado ao nosso nível de maturidade; caminhamos em direção à perfeição, cientes de que ainda temos muito a aprender e a crescer. Assim, nossa propensão a pecar jamais deve deter nosso esforço de parecermo-nos mais com Jesus. O Senhor conclama todos os seus discípulos a se superarem, elevando-se acima da mediocridade e amadurecendo em todas as áreas, a fim de ser como Ele. Aqueles que se esforçarem para atingir a perfeição, um dia serão semelhantes a Cristo [1Jo 3.2,3].
COMO NOSSO CARÁTER É FORTALECIDO
Para os cristão do primeiro século, sofrer era a regra, não a exceção. O apóstolo Paulo disse que devemos superar o sofrimento para sermos aprovados por Deus. Isto significa que experimentaremos dificuldades que nos farão crescer. Devemos nos alegrar no sofrimento, não por gostarmos da dor ou por negarmos seu drama, mas porque sabemos que Deus usa as dificuldades da vida e os ataques de Satanás para edificar o nosso caráter. Os problemas com que nos defrontamos inesperadamente desenvolvem nossa perseverança, que, por sua vez, fortalece nosso caráter, aprofunda nossa confiança em Deus e nos proporciona maior confiança sobre o futuro.
Se você pensa que, de alguma forma, sua paciência é testada diariamente, agradeça a Deus pelas oportunidades de crescimento e lide com as circunstâncias usando o poder do Senhor.
ACESSE TAMBÉM BLOG DO ATALAIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário