BLOG DO ADAIL

Conhecer a Deus é fundamento eterno de bem-aventurança - glória eterna. Não o conhecer é eterna perdição. Deste modo, o conhecimento de Deus é tudo: vivifica a alma, purifica o coração, tranquiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica o caráter e a conduta. - Irmão Adail

"Ah, se pudéssemos ter mais fé num Salvador amoroso e vivo, e se pudéssemos abrir nossos corações o suficiente para receber mais do seu amor eterno, consumidor, constrangedor, penetrante; ah, se abríssemos nosos ouvidos para ouvir a doce voz do Noivo quando Ele sussura para nossas almas: "Levanta-te, meu amor, minha querida, venha, deixa as ilusões deste dia transitório. Ah, se sua voz arrebatadora pudesse alcançar nossos corações endurecidos para que tivéssemos sede e clamássemos por um relacionamento mais íntimo com o Salvador crucificado". - Pr. John Harper, que afundou com o TITANIC em 15.04.1912.

ATENÇÃO: O assento do escarnecedor pode ser muito elevado socialmente, todavia fica muito perto da porta do inferno, e logo ficará vazio.

"...prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12). Como os crentes em Jesus podem viver com as malas prontas e prontos para partir? Não há mistério a este respeito; o bom senso nos deve indicar como fazê-lo. Estejamos inteiramente dedicados ao serviço de Cristo, todos os dias. Não vamos tocar no pecado com vara curta. Acertemos as contas com Deus. Vamos pensar em cada hora como uma dádiva de Deus para nós, para tirar dela o melhor proveito. Planejemos nossa vida, levando em conta setenta anos (Sl 90.10), entendendo que se o nosso tempo for menor do que esse prazo, isso não será uma privação injusta, mas uma promoção mais rápida. Vivamos no tempo presente; gozemos com alegria dos seus prazeres e abramos caminhos através de suas dores, contando com a companhia de Deus, sabendo que tanto os prazeres quanto as dores são passos na viagem para casa. Abramos toda a nossa vida para o Senhor e gastemos tempo conscientemente na companhia dEle, expondo-nos e correspondendo ao seu amor. Digamos a nós mesmos, com frequência, que a cada dia estamos mais perto. Lembremo-nos que o homem é imortal enquanto o seu trabalho não for realizado, e continuemos a realizar aquilo que sabemos ser a tarefa que Deus nos determinou para aqui e agora. Amém? - Irmão Adail

Uma única bomba devasta uma cidade, e o mundo está na era nuclear. Com a cisão de um átomo, temos um poder e uma força nunca vistos. Foguetes roncam no seu local de lançamento, e sua carga é despejada no espaço. Descobertas apenas imaginadas durante séculos são agora concretizadas à medida que começamos a explorar os confins do universo.

Vulcões, terremotos, maremotos, furacões e tufões deixam desprender sua força incontrolável e inexorável. Resta-nos procurar abrigo para mais tarde reunir aquilo que sobrou.

Poder, força, energia - observamos com admiração a exibição da natureza ou a obra do homem. Mas essas forças não se aproximam do poder de Deus onipotente. Criador de galáxias, átomos e leis naturais, o soberano Senhor reina sobre tudo o que existe e sempre será assim. Que tolice viver sem Ele, que estupidez correr e esconder-se de sua presença, e quão ridículo é desobedecer-lhe. Mas nós o fazemos. Desde o Éden estamos sempre à procura de sermos independentes de seu controle como se fôssemos deuses com o poder de controlar nosso próprio destino. E Ele tem permitido nossa rebelião. Mas, muito em breve, chegará o
DIA DO SENHOR.


sábado, 23 de outubro de 2010

As Rezas Portáteis e o Agnus Dei

Breves ou patuás, rezas "portáteis", é como são chamados, as rezas que a igreja romana comercializou por muitos anos, e têm a forma de um saquinho de couro ou pano, dentro dos quais são colocados "rezas fortes", com figuras de santinhos. Dizem que a pessoa (supersticiosa, é claro) que possuir um desses saquinhos e o mantiver sempre consigo, estará GUARDADA de qualquer mal. Mas acreditam também que se o saquinho for aberto, deixará de ter influência protetora sobre a vida de seu dono.

Tais crendices são a grande contribuição da igreja romana ao imenso conjunto de superstições que ainda hoje circulam no meio do povo. Atualmente muitas pessoas religiosas costumam levar consigo um verdadeiro colar dessas bolsinhas contendo dezenas de rezas "infalíveis"...
Até algumas décadas passadas era comum ver-se, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil, pessoas postadas nas feiras ou mesmo na porta de igrejas vendendo rezas onde o nome de JESUS CRISTO era mencionado no meio de expressões bíblicas e entre elementos componentes de rituais visivelmente pagãos. É o caso da "ORAÇÃO DO JUSTO JUIZ", que dizia:

"Jesus juiz de Nazaré, filho da virgem Maria, que em Belém foste nascido entre a idolatria, eu vos peço, Senhor, pelo nosso sexto dia que o meu corpo não seja preso, nem ferido, nem morto, nem nas mãos da justiça envolto. Se meus inimigos vierem prender-me terão olhos mas não me verão; terão ouvidos e não me ouvirão; terão boca não me falarão; terão braços não me levarão; correrão mas não me alcançarão; armas de fogo não me desfecharão; com armas de São Jorge serei armado, com espada de Abraão serei coberto; com alento do leite da Virgem Maria serei borrifado; com o sangue de meu Senhor Jesus Cristo serei batizado; na arca de Noé serei agasalhado e com as chaves de São Pedro serei fechado onde não me possam ver, ferir, nem matar, nem sangue do meu corpo derramar. Também vos peço, Senhor, por aquelas três hóstias consagradas que consagrastes no terceiro dia, assim também como andou Jesus Cristo no ventre da Virgem Maria nove meses e alguns dias. Deus adiante com a paz na guia. Deus me guie e acompanhe e a sempre Virgem Maria, desde a casa santa de Belém até Jerusalém. Deus é meu pai, a Virgem Maria é minha mãe, com as armas de São Jorge serei armado, com a espada de São Tiago serei guardado para sempre. Amém". Isto bastava para que a pessoa supersticiosa acreditasse no poder - não de Deus - mas daquela reza "milagrosa".

Hoje, quem melhor está explorando essa irresistível atração do brasileiro ignorante à Palavra de Deus, para as práticas e crenças supersticiosas, são certas denominações "cristãs" neo-pentescostais e o espiritismo, em todas as suas formas e tendências manifestadas no Brasil, com predominância para os cultos da linha africana. Milhões de pessoas têm sido mantidas presas em práticas enganosas, e permanecido cegas espiritualmente. Depositam sua fé em qualquer coisa, menos no Autor e Consumador da fé, JESUS CRISTO...

O chamado sincretismo religioso tem permitido que as superstições romanas se misturem às superstições espíritas, resultando disso toda essa confusão que se observa no cenário do comportamento religioso do brasileiro. Um dos exemplos mais aberrantes no conjunto dessas superstições são as virtudes que algumas pessoas inescrupulosas atribuem ao "famoso" e conhecidíssimo AGNUS DEI (Cordeiro de Deus). Trata-se de um medalhão de cera que os supersticiosos costumavam usar no pescoço (hoje esse uso é menos frequente), por acreditarem que ele os protegeria de todos os males e perigos, por ter sido "benzido" (abençoado) pelo papa. Pelo que se lê em um antigo folheto de propaganda desse amuleto, só JESUS CRISTO seria tão poderoso como o AGNUS DEI. Eis a lista do que ele "pode" fazer pela pessoa que o carrega no pescoço:

"Os AGNUS DEI conferem ou aumentam em nós a graça, promovem a piedade, dissipam a tibieza, preservam do vício e predispõem para a virtude. Apagam os pecados veniais e purificam a mancha deixada pelo pecado depois que este é perdoado pelo sacramento da penitência. Afugentam os demônios, livram das tentações e preservam da eterna ruína. Livram da morte repentina e imprevista. Impedem os terrores causados pelos fantasmas e acalmam o medo ocasionado pelos maus espíritos. Armam a pessoa com a proteção divina contra a adversidade; fazem evitar os perigos e as desgraças; dão prosperidade. Protegem nos combates e proporcionam a vitória. Livram dos venenos e das ciladas dos adversários. São excelentes preservativos das enfermidades e também servem de eficaz remédio. Combatem a epilepsia. Impedem os estragos da peste, das epidemias e da corrupção do ar. Acalmam os ventos, dissipam furacões, acalmam os turbilhões e afastam as tempestades. Salvam do naufrágio. Apartam da tormenta e fazem escapar dos perigos dos raios. Expulsam as nuvens que trazem saraiva. Apagam os incêndios e fazem estacionar seus estragos. São eficazes contra chuvas torrenciais, as inundações e transbordamentos dos rios. Finalmente os AGNUS DEI protegem as mães e as criancinhas nos perigos especiais..." (Agora dizemos: acredite se quiser ou se for "abestado").

Que coisa, hein? E o pior é que os supersticiosos crêem até de olhos fechados nessas mentiras. Está escrito: "...o meu povo está morrendo por falta de conhecimento" (Os 4.6). Se nos déssemos ao trabalho de ler a Palavra de Deus, não haveria tanta ignorância.
Amigo, pelo amor de Deus, leia a Bíblia!
Conheça a verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário