BLOG DO ADAIL

Conhecer a Deus é fundamento eterno de bem-aventurança - glória eterna. Não o conhecer é eterna perdição. Deste modo, o conhecimento de Deus é tudo: vivifica a alma, purifica o coração, tranquiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica o caráter e a conduta. - Irmão Adail

"Ah, se pudéssemos ter mais fé num Salvador amoroso e vivo, e se pudéssemos abrir nossos corações o suficiente para receber mais do seu amor eterno, consumidor, constrangedor, penetrante; ah, se abríssemos nosos ouvidos para ouvir a doce voz do Noivo quando Ele sussura para nossas almas: "Levanta-te, meu amor, minha querida, venha, deixa as ilusões deste dia transitório. Ah, se sua voz arrebatadora pudesse alcançar nossos corações endurecidos para que tivéssemos sede e clamássemos por um relacionamento mais íntimo com o Salvador crucificado". - Pr. John Harper, que afundou com o TITANIC em 15.04.1912.

ATENÇÃO: O assento do escarnecedor pode ser muito elevado socialmente, todavia fica muito perto da porta do inferno, e logo ficará vazio.

"...prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12). Como os crentes em Jesus podem viver com as malas prontas e prontos para partir? Não há mistério a este respeito; o bom senso nos deve indicar como fazê-lo. Estejamos inteiramente dedicados ao serviço de Cristo, todos os dias. Não vamos tocar no pecado com vara curta. Acertemos as contas com Deus. Vamos pensar em cada hora como uma dádiva de Deus para nós, para tirar dela o melhor proveito. Planejemos nossa vida, levando em conta setenta anos (Sl 90.10), entendendo que se o nosso tempo for menor do que esse prazo, isso não será uma privação injusta, mas uma promoção mais rápida. Vivamos no tempo presente; gozemos com alegria dos seus prazeres e abramos caminhos através de suas dores, contando com a companhia de Deus, sabendo que tanto os prazeres quanto as dores são passos na viagem para casa. Abramos toda a nossa vida para o Senhor e gastemos tempo conscientemente na companhia dEle, expondo-nos e correspondendo ao seu amor. Digamos a nós mesmos, com frequência, que a cada dia estamos mais perto. Lembremo-nos que o homem é imortal enquanto o seu trabalho não for realizado, e continuemos a realizar aquilo que sabemos ser a tarefa que Deus nos determinou para aqui e agora. Amém? - Irmão Adail

Uma única bomba devasta uma cidade, e o mundo está na era nuclear. Com a cisão de um átomo, temos um poder e uma força nunca vistos. Foguetes roncam no seu local de lançamento, e sua carga é despejada no espaço. Descobertas apenas imaginadas durante séculos são agora concretizadas à medida que começamos a explorar os confins do universo.

Vulcões, terremotos, maremotos, furacões e tufões deixam desprender sua força incontrolável e inexorável. Resta-nos procurar abrigo para mais tarde reunir aquilo que sobrou.

Poder, força, energia - observamos com admiração a exibição da natureza ou a obra do homem. Mas essas forças não se aproximam do poder de Deus onipotente. Criador de galáxias, átomos e leis naturais, o soberano Senhor reina sobre tudo o que existe e sempre será assim. Que tolice viver sem Ele, que estupidez correr e esconder-se de sua presença, e quão ridículo é desobedecer-lhe. Mas nós o fazemos. Desde o Éden estamos sempre à procura de sermos independentes de seu controle como se fôssemos deuses com o poder de controlar nosso próprio destino. E Ele tem permitido nossa rebelião. Mas, muito em breve, chegará o
DIA DO SENHOR.


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jesus no Antigo Testamento



Como muita gente sabe, um dos ensinos fundamentais do Novo Testamento é que Jesus Cristo [o Messias] é o cumprimento do Antigo Testamento. O livro de Hebreus mostra que Cristo é o herdeiro de tudo o que Deus falou através dos profetas. O próprio Jesus asseverou que viera para cumprir a lei e os profetas. Após sua gloriosa ressurreição, Ele demonstrou aos seus seguidores, tendo por base a lei de Moisés, os profetas e os salmos, ou seja, as três principais divisões do Antigo Testamento [hebraico], que Deus predissera, há muito tempo, tudo quanto lhe havia sucedido. Para melhor compreendermos as profecias do Antigo Testamento a respeito de Jesus Cristo, precisamos ver algo da tipologia bíblica.
PRINCÍPIOS DE TIPOLOGIA
O estudo cuidadoso do Antigo Testamento revela elementos chamados tipos, que têm seu cumprimento na vinda do Messias [que é o antitipo]; noutras palavras, há uma correspondência entre certas pessoas, eventos, ou coisas do Antigo Testamento e Jesus Cristo no Novo Testamento. Note-se os seguintes princípios básicos concernentes a essa forma de profecia e seu cumprimento:
- Para um trecho do Antigo Testamento prenunciar a Cristo, é preciso sempre analisar o referido trecho como um acontecimento na história divina da redenção, ou seja, devemos primeiramente analisar o trecho do Antigo Testamento sob o aspecto histórico, e então ver de que modo ele prenuncia a vinda de Jesus Cristo como o Messias prometido;
- É preciso reconhecer que o cumprimento messiânico de um trecho do Antigo Testamento está geralmente num plano espiritual mais elevado do que o evento registrado no Antigo Testamento.
Na realidade, os personagens de determinado acontecimento bíblico por certo não perceberam que o que estavam vivenciando era um prenúncio profético sobre o Filho de Deus que um dia viria aqui. Por exemplo, Davi sem dúvida não percebeu que, ao escrever o Salmo 22, seu sofrimento era uma forma de profecia do sofrimento de Cristo na cruz. Nem os judeus expatriados e chorosos que passavam pelo túmulo de Raquel em Ramá [Jeremias 31.15] sabiam que um dia o seu pranto teria cumprimento profético na morte de todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém [Mateus 2.18]. Quase sempre, só à luz do Novo Testamento é que percebe-se que um trecho do Antigo Testamento é uma profecia a respeito de Jesus.
CATEGORIA DE TIPOS PROFÉTICOS
Há pelo menos quatro formas pelas quais o Antigo Testamento prenuncia e profetiza a vinda de Cristo para o Novo Testamento:
-
-
-
-
Resumindo tudo: O Antigo Testamento narra histórias de pessoas piedosas que nos servem de modelo e exemplo, mas ele vai além disso; o Antigo Testamento
Textos específicos do Antigo Testamento. Certos trechos do Antigo Testamento são manifestamente profecias sobre Cristo, porque o Novo Testamento os cita como tais. Por exemplo, Mateus cita Isaías 7.14 para comprovar que o Antigo Testamento profetizava aí o nascimento virginal de Cristo [Mateus 1.23], e Miquéias 5.2 para comprovar que Jesus devia nascer em Belém [Mateus 2.6]. Marcos observa aos seus leitores [Marcos 1.2,3] que a vinda de João Batista como precursor de Cristo fora profetizada tanto por Isaías [Isaías 40.3], quanto por Malaquias [Mal 3.1]. Zacarias predisse a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém no domingo que precede a Páscoa [Zac 9.9; cf. Mat 21.1-5]. A experiência de Davi, descrita no Salmo 22.18, prenuncia os soldados ao derredor da cruz, dividindo entre si as vestes de Jesus [João 19.23-24]. O livro de Hebreus afirma que Melquisedeque é um tipo de Cristo, nosso eterno Sumo Sacerdote.Alusões a passagens do Antigo Testamento pelos escritores do Novo Testamento. Outra forma de revelação de Cristo no Antigo Testamento consiste em passos do Novo Testamento que, mesmo sem citação direta, referem-se a pessoas, eventos, ou objetos do Antigo Testamento prefigurando profeticamente a Cristo. Por exemplo, no primeiro de todos os textos proféticos da Bíblia [Gen 3.15], Deus promete que enviará o descendente da mulher para ferir a cabeça da serpente. Com toda certeza, o apóstolo Paulo tinha em mente esse trecho quando declarou que Cristo nasceu da mulher para redimir os que estavam debaixo da lei [Gal 4.4-5]. João, igualmente, declara que o Filho de Deus veio "para desfazer as obras do diabo" [1João 3.8]. A referência de João Batista a Jesus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo [João 1.29,36], recua a Isaías 53.7. A referência do apóstolo Paulo a Jesus como "nossa páscoa" [1Cor 5.7] revela que o sacrifício do cordeiro pascal profetizava a morte de Cristo em nosso favor [Êxodo 12.1-14]. O próprio Jesus declarou que o ato de Moisés, ao levantar a serpente no deserto [Num 21.4-9] era uma profecia a respeito dEle, quando pendurado na cruz.Pessoas, eventos, ou objetos no Antigo Testamento que apontam para a redenção. O êxodo de Israel do Egito, que em todo o Antigo Testamento é visto como o maior evento redentor do antigo concerto, prefigura Cristo e a redenção que Ele efetuou no novo concerto. Alguns tipos do livro de Êxodo que prenunciam Cristo e sua obra redentora são: Moisés, a Páscoa, a travessia do mar Vermelho, o maná, a água que brotou da rocha, o Tabernáculo com seus pertences e o sumo sacerdote.Eventos do Antigo Testamento que prefiguram o modo de Deus lidar com o crente em Cristo. Muitos fatos do Antigo Testamento constituem uma das formas de Deus lidar com o seu povo, tendo seu real cumprimento em Jesus Cristo. Abraão teve de esperar com paciência por quase vinte e cinco anos até Deus sarar a madre de Sara e lhes dar Isaque. Abraão nada poderia fazer para apressar o nascimento do filho prometido por Deus. Fato idêntico cumpriu-se no Novo Testamento, quando Deus enviou seu próprio Filho como Salvador do mundo, ao chegar a plenitude dos tempos [Gal 4.4]; o ser humano nada podia fazer para apressar esse momento. Nossa salvação é obra única e exclusiva de Deus, e jamais pelo esforço humano. Antes dos israelitas serem libertos do Egito pelo poder gracioso de Deus, em aflição eles clamavam por socorro contra seus inimigos [Êxodo 2.23-24]. Temos aí um indício profético do plano divino da nossa redenção em Cristo. O pecador, antes do seu livramento pela graça de Deus, do jugo do pecado e dos inimigos espirituais, precisa clamar arrependido e recorrer à graça salvítica de Deus. Todos aqueles que invocarem o nome do Senhor serão salvos. Quando Naamã, o siro, buscou a cura da sua lepra, recorrendo ao Deus de Israel, recebeu a ordem de lavar-se sete vezes no rio Jordão. Essa ordem inicialmente provocou ira nela, o qual a seguir, humilhou-se e submeteu-se ao banho no Jordão, para ser curado [2Reis 5.1-14]. No fato de a graça salvítica de Deus transpor os limites da nação de Israel, temos uma antevisão de Jesus e o novo concerto, e também do fato que, para recebermos a salvação, precisamos renunciar ao orgulho, humilhar-nos diante de Deus e receber a purificação pelo sangue de Jesus. "nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados" [Gal 3.24].

Nenhum comentário:

Postar um comentário