RESPONDER ÀS NECESSIDADES DOS OUTROS
Quando você reconhece as necessidades de alguém, o que costuma fazer? Você age? Muitas pessoas têm necessidades físicas e espirituais que você pode ajudar a suprir, sozinho ou com a ajuda de outros que também se mostrem preocupados. As necessidades humanas comoveram aqueles quatro amigos conduzindo um paralítico a Jesus para ser curado, deixe que elas também o levem a atos de compaixão.
A COMPAIXÃO DE JESUS
Jesus não só demonstrou ter grande poder, mas também mostrou uma imensa compaixão. O poder de Jesus sobre a natureza, sobre os espíritos malignos e sobre a morte era motivado pela compaixão. Jesus se compadeceu do homem possuído pelo demônio que vivia entre os túmulos, da mulher doente e da família da menina morta. Os rabinos da época consideraram que essas pessoas eram impuras, a refinada sociedade as evitava, mas Jesus estendeu sua mão e ajudou a todos aqueles que precisavam.
DEMONSTRE COMPAIXÃO EM VEZ DE JULGAR OS OUTROS
Jesus disse aos que queriam apedrejar uma mulher: "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela" (João 8.7). Essa é uma afirmação significativa a respeito de julgar outras pessoas. Por Jesus ter confirmado a pena legal para o adultério, o apedrejamento não poderia ser acusado de estar contra a lei. Mas ao dizer que somente uma pessoa sem pecado poderia atirar a primeira pedra, Ele mostrou a importância da compaixão e do perdão. Quando outros são surpreendidos em pecado, você é rápido para julgar? Fazer isto é agir como se você nunca tivesse pecado. Julgar é uma prerrogativa de Deus, não nossa. Nosso papel é mostrar o perdão e a compaixão.
LUCAS DEMONSTROU COMPAIXÃO
Uma das qualidades essenciais de um bom médico é a compaixão. As pessoas precisam saber que seu médico se preocupa com elas. Ainda que ele não saiba o que está errado ou não tenha certeza do que fazer, a verdadeira preocupação é sempre um bom remédio. O doutor Lucas era uma pessoa que tinha compaixão. Lucas focalizou o relacionamento de Jesus com as mulheres. Sua narrativa em Atos está repleta de testemunhos de pessoas envolvidas nos maiores acontecimentos da história da Igreja.
Lucas além de evangelista, era médico. Ao acompanhar Paulo, praticava a Medicina. Uma vez que o evangelho era frequentemente recebido com açoites e pedradas, não lhe faltava pacientes. A compaixão de Lucas refletia a do seu Senhor. Sua habilidade como médico ajudou Paulo. Sua paixão pelos fatos, levou-o a relatar a vida de Cristo e a vida dos missionários cristãos. Seu evangelho ajudou na expansão da Igreja Primitiva e nos forneceu uma fonte segura para basearmos nossa fé. Lucas realizou tudo isso sem que o principal enfoque recaísse sobre si mesmo. Talvez seu maior exemplo seja a vitória sobre o desafio de não desejar ser o centro das atrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário