Surgia assim o livro sagrado do posteriormente designado Taoísmo mas que nesta época apenas representava um livro com ensinamentos para a vida.
O Taoísmo religioso propriamente dito, apenas surgiu no decorrer do século II a.C. com um discípulo de Lao Tse a desenvolver e proliferar os ensinamentos do mestre com inúmeras obras criadas ao longo da vida que deram verdadeiramente início à religião formando o Cânon do Taoísmo, esta religião passou então a ser conhecida como uma religião politeísta e anti-intelectual que leva o Homem a contemplar e aceitar as leis da Natureza sem tentar compreender o porquê de acontecerem, o como se manifestam, ou a forma de as evitar ou atenuar.
Pensa-se que estes ensinamentos de Lao Tse são em parte uma reacção contra o Confucionismo que prosperava naquela época e em que se ensinavam as pessoas a terem uma vida exemplar numa sociedade disciplinada onde se dedicassem aos ritos e suas tarefas específicas em oposição o Taoísmo ensinava que as pessoas deveriam evitar todo o tipo de obrigações e convívios sociais, levar uma vida simples e voltada para a Natureza se estes princípios se contradizem têm outros bastantes semelhantes sobretudo nos rituais e que serão demonstrados mais à frente.
A doutrina básica desta religião resume-se às “Três Jóias” compaixão moderação e humilhação, sendo a bondade, a simplicidade e a delicadeza também, importantes virtudes do Taoísmo.
Segundo os ensinamentos da religião o Tao é tido como o Deus criador e é considerado a única fonte do Universo sendo eterno e determinante de todas as coisas, consideram também que todo o Mundo é constituído pelos elementos opostos Yang (o bem, o masculino) e o Yin (o mal, o feminino) e que a harmonia só pode ocorrer quando há um equilíbrio entre estas duas forças no homem estando assim em comunhão com o Tao.
Entre as práticas religiosas do Taoísmo encontram-se:
O Culto aos ancestrais e outras divindades naturais (muitas destas divindades foram em vida pessoas que detiveram grandes poderes e realizaram heróicos feitos); a estas divindades são oferecidos alimentos e orações em troca das suas bênçãos. Alguns exemplos das divindades mais veneradas são: Shou Hsing (deus da longevidade), Lu Hsing (deus da riqueza) e Fu Hsing (deus da felicidade);
Os rituais de exorcismo onde os sacerdotes dirigem rituais públicos durante os quais eles submetem as orações do povo aos deuses e onde o sacerdote principal se encontra em transe e se dirige a outras divindades para pedir bênçãos para o povo e tenta com dádivas expulsar os demónios da terra;
a alquimia onde os monges através de ervas, plantas específicas e orações aos espíritos fabricam medicamentos para fins de cura de inúmeras doenças e expulsão de espíritos maus;
Por fim o último rito das crenças taoistas é o culto da magia onde se procura por meio de orações e interferências de espíritos a realização de fenómenos inexplicáveis entre eles o fenómeno da adivinhação.
Actualmente o Taoísmo está dividido em dois ramos o filosófico que se diz ateísta e leva o homem ao exercício dos instintos e da imaginação e o ramo religioso que é politeísta, idolatra e exotérico (consulta os mortos), possui escrituras sagradas sacerdócio hereditário e templos e desde o século V d.C. que incorporou a crença no céu e no inferno e a veneração a Lao Tse.
Conta actualmente com mais de 3 mil monges e inúmeros templos sobretudo em Hong-Kong e tem mais de 20 milhões de adeptos em todo o Mundo.
OBS.: Se você deseja conhecer mais detalhes a respeito das chamadas
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, acesse o blog
NOSSOBLOGDOATALAIA.BLOGSPOT.COM
O termo "adivinhação" usado para o taoísmo é discutível, aliás, tao significa caminho do meio, ponderação, equilíbrio. É engraçado como a sociedade moderna ocidental tem dificuldade de entender o oriente secular, talvez por que estes mesmos fiéis modernos tem como foco,sua sociedade de consumo. O jogo do i ching não é adivinhação e sim lei de probabilidades, as mesmas usadas por qualquer irmão diante da ponderação de suas dificuldades. Jesus disse orai e vigiai, o mesmo que ponderar,pois a reflexão vive na oração. Só não sei se ele sabia que iriam usar orai e vigiai para comprar um celular.
ResponderExcluirVergonhoso esse blog. O senhor Adail considera tudo o que ele não acredita como heresia. Gostaria de lembrar a esse senhor que a Constituição Brasileira garante a liberdade de crença. Quer falar de sua religião, fale dela, mas não fique criticando a crença dos outros. Você não é o dono da verdade!
ResponderExcluir