BLOG DO ADAIL

Conhecer a Deus é fundamento eterno de bem-aventurança - glória eterna. Não o conhecer é eterna perdição. Deste modo, o conhecimento de Deus é tudo: vivifica a alma, purifica o coração, tranquiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica o caráter e a conduta. - Irmão Adail

"Ah, se pudéssemos ter mais fé num Salvador amoroso e vivo, e se pudéssemos abrir nossos corações o suficiente para receber mais do seu amor eterno, consumidor, constrangedor, penetrante; ah, se abríssemos nosos ouvidos para ouvir a doce voz do Noivo quando Ele sussura para nossas almas: "Levanta-te, meu amor, minha querida, venha, deixa as ilusões deste dia transitório. Ah, se sua voz arrebatadora pudesse alcançar nossos corações endurecidos para que tivéssemos sede e clamássemos por um relacionamento mais íntimo com o Salvador crucificado". - Pr. John Harper, que afundou com o TITANIC em 15.04.1912.

ATENÇÃO: O assento do escarnecedor pode ser muito elevado socialmente, todavia fica muito perto da porta do inferno, e logo ficará vazio.

"...prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12). Como os crentes em Jesus podem viver com as malas prontas e prontos para partir? Não há mistério a este respeito; o bom senso nos deve indicar como fazê-lo. Estejamos inteiramente dedicados ao serviço de Cristo, todos os dias. Não vamos tocar no pecado com vara curta. Acertemos as contas com Deus. Vamos pensar em cada hora como uma dádiva de Deus para nós, para tirar dela o melhor proveito. Planejemos nossa vida, levando em conta setenta anos (Sl 90.10), entendendo que se o nosso tempo for menor do que esse prazo, isso não será uma privação injusta, mas uma promoção mais rápida. Vivamos no tempo presente; gozemos com alegria dos seus prazeres e abramos caminhos através de suas dores, contando com a companhia de Deus, sabendo que tanto os prazeres quanto as dores são passos na viagem para casa. Abramos toda a nossa vida para o Senhor e gastemos tempo conscientemente na companhia dEle, expondo-nos e correspondendo ao seu amor. Digamos a nós mesmos, com frequência, que a cada dia estamos mais perto. Lembremo-nos que o homem é imortal enquanto o seu trabalho não for realizado, e continuemos a realizar aquilo que sabemos ser a tarefa que Deus nos determinou para aqui e agora. Amém? - Irmão Adail

Uma única bomba devasta uma cidade, e o mundo está na era nuclear. Com a cisão de um átomo, temos um poder e uma força nunca vistos. Foguetes roncam no seu local de lançamento, e sua carga é despejada no espaço. Descobertas apenas imaginadas durante séculos são agora concretizadas à medida que começamos a explorar os confins do universo.

Vulcões, terremotos, maremotos, furacões e tufões deixam desprender sua força incontrolável e inexorável. Resta-nos procurar abrigo para mais tarde reunir aquilo que sobrou.

Poder, força, energia - observamos com admiração a exibição da natureza ou a obra do homem. Mas essas forças não se aproximam do poder de Deus onipotente. Criador de galáxias, átomos e leis naturais, o soberano Senhor reina sobre tudo o que existe e sempre será assim. Que tolice viver sem Ele, que estupidez correr e esconder-se de sua presença, e quão ridículo é desobedecer-lhe. Mas nós o fazemos. Desde o Éden estamos sempre à procura de sermos independentes de seu controle como se fôssemos deuses com o poder de controlar nosso próprio destino. E Ele tem permitido nossa rebelião. Mas, muito em breve, chegará o
DIA DO SENHOR.


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

(Heresias) - Taoísmo



A origem do Taoísmo ou pelo menos dos seus princípios fundamentais é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tse (velho mestre) um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C. . Sendo contemporâneo de Confúcio também Lao Tse viveu numa época de extrema tirania e violência a que se opunha ferozmente isto, levou-o a abandonar um cargo governativo que ocupava e a dirigir-se para a fronteira com o Tibete, rezam as lendas que quando se preparava para a atravessar a fronteira foi reconhecido por um amigo da guarda imperial que lhe disse que só o deixaria passar se Lao Tse escrevesse os seus ensinamentos num livro. Após três dias Lao Tse dirigiu-se ao amigo e entregou-lhe um livro a que chamou Tao te Ching (O caminho e princípios morais) no qual ensinava uma filosofia de vida ao povo. Após isto o guarda deixou passar Lao Tse que nunca mais voltaria à China.


Surgia assim o livro sagrado do posteriormente designado Taoísmo mas que nesta época apenas representava um livro com ensinamentos para a vida.

O Taoísmo religioso propriamente dito, apenas surgiu no decorrer do século II a.C. com um discípulo de Lao Tse a desenvolver e proliferar os ensinamentos do mestre com inúmeras obras criadas ao longo da vida que deram verdadeiramente início à religião formando o Cânon do Taoísmo, esta religião passou então a ser conhecida como uma religião politeísta e anti-intelectual que leva o Homem a contemplar e aceitar as leis da Natureza sem tentar compreender o porquê de acontecerem, o como se manifestam, ou a forma de as evitar ou atenuar.

Pensa-se que estes ensinamentos de Lao Tse são em parte uma reacção contra o Confucionismo que prosperava naquela época e em que se ensinavam as pessoas a terem uma vida exemplar numa sociedade disciplinada onde se dedicassem aos ritos e suas tarefas específicas em oposição o Taoísmo ensinava que as pessoas deveriam evitar todo o tipo de obrigações e convívios sociais, levar uma vida simples e voltada para a Natureza se estes princípios se contradizem têm outros bastantes semelhantes sobretudo nos rituais e que serão demonstrados mais à frente.

A doutrina básica desta religião resume-se às “Três Jóias” compaixão moderação e humilhação, sendo a bondade, a simplicidade e a delicadeza também, importantes virtudes do Taoísmo.

Segundo os ensinamentos da religião o Tao é tido como o Deus criador e é considerado a única fonte do Universo sendo eterno e determinante de todas as coisas, consideram também que todo o Mundo é constituído pelos elementos opostos Yang (o bem, o masculino) e o Yin (o mal, o feminino) e que a harmonia só pode ocorrer quando há um equilíbrio entre estas duas forças no homem estando assim em comunhão com o Tao.

Entre as práticas religiosas do Taoísmo encontram-se:

O Culto aos ancestrais e outras divindades naturais (muitas destas divindades foram em vida pessoas que detiveram grandes poderes e realizaram heróicos feitos); a estas divindades são oferecidos alimentos e orações em troca das suas bênçãos. Alguns exemplos das divindades mais veneradas são: Shou Hsing (deus da longevidade), Lu Hsing (deus da riqueza) e Fu Hsing (deus da felicidade);

Os rituais de exorcismo onde os sacerdotes dirigem rituais públicos durante os quais eles submetem as orações do povo aos deuses e onde o sacerdote principal se encontra em transe e se dirige a outras divindades para pedir bênçãos para o povo e tenta com dádivas expulsar os demónios da terra;

a alquimia onde os monges através de ervas, plantas específicas e orações aos espíritos fabricam medicamentos para fins de cura de inúmeras doenças e expulsão de espíritos maus;

Por fim o último rito das crenças taoistas é o culto da magia onde se procura por meio de orações e interferências de espíritos a realização de fenómenos inexplicáveis entre eles o fenómeno da adivinhação.

Actualmente o Taoísmo está dividido em dois ramos o filosófico que se diz ateísta e leva o homem ao exercício dos instintos e da imaginação e o ramo religioso que é politeísta, idolatra e exotérico (consulta os mortos), possui escrituras sagradas sacerdócio hereditário e templos e desde o século V d.C. que incorporou a crença no céu e no inferno e a veneração a Lao Tse.

Conta actualmente com mais de 3 mil monges e inúmeros templos sobretudo em Hong-Kong e tem mais de 20 milhões de adeptos em todo o Mundo.

OBS.:  Se você deseja conhecer mais detalhes a respeito das chamadas
           TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, acesse o blog
           NOSSOBLOGDOATALAIA.BLOGSPOT.COM

2 comentários:

  1. O termo "adivinhação" usado para o taoísmo é discutível, aliás, tao significa caminho do meio, ponderação, equilíbrio. É engraçado como a sociedade moderna ocidental tem dificuldade de entender o oriente secular, talvez por que estes mesmos fiéis modernos tem como foco,sua sociedade de consumo. O jogo do i ching não é adivinhação e sim lei de probabilidades, as mesmas usadas por qualquer irmão diante da ponderação de suas dificuldades. Jesus disse orai e vigiai, o mesmo que ponderar,pois a reflexão vive na oração. Só não sei se ele sabia que iriam usar orai e vigiai para comprar um celular.

    ResponderExcluir
  2. Vergonhoso esse blog. O senhor Adail considera tudo o que ele não acredita como heresia. Gostaria de lembrar a esse senhor que a Constituição Brasileira garante a liberdade de crença. Quer falar de sua religião, fale dela, mas não fique criticando a crença dos outros. Você não é o dono da verdade!

    ResponderExcluir